segunda-feira, 23 de novembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE À CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE EMOÇÕES

RELATÓRIO


DATA 01/09/2009
LOCAL Salvador
TEMA Emoções

OBJETIVO Criar, produzir e gravar um documentário sobre a importância da identificação e educação das emoções básicas, tais como: medo, raiva, tristeza, alegria e afeto a partir do olhar e percepção de duas psicólogas que atuam em áreas distintas.

METODOLOGIA Aplicar questionário individual (entrevista) e gravar depoimentos.

As perguntas foram elaboradas pela equipe e a entrevista foi direcionada por um dos participantes que, inicialmente, fez uma explicação sucinta às entrevistadas sobre o objetivo e metodologia do trabalho que seria desenvolvido durante a sessão de perguntas e respostas.

Em seguida as perguntas foram feitas, uma de cada vez, aguardando as respostas individuais. As profissionais que participaram da entrevistas foram Luciana Caetano, Psicóloga, formada pela UFBA e especialização em Psicologia Junguiana, atuante em clínica como orientadora vocacional e docente em Instituições na disciplina de Psicologia Organizacional e Monique Brito, psicóloga, especialista em saúde mental e atuante no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Após o término da aplicação de questionários, os participantes da equipe selecionaram os melhores recortes, músicas e imagens adequadas para produção do documentário.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Independente da cultura, do nível socioeconômico, do nível de instrução ou do contexto no qual está inserido, todo e qualquer ser humano têm emoções. As emoções podem ser identificadas e trabalhadas com o objetivo de se adquirir uma qualidade de vida melhor, seja no núcleo familiar, no ambiente de trabalho, entre os amigos e o mais importante consigo mesmo, inclusive de forma subjetiva através das artes.


Entrevista

1- Como você define a emoção?
PSI / Luciana Caetano – Um Estado interno que tem características fisiológicas, comportamentais e emocionais. Quando ela pode ser manifestada, não podemos medir este estado da emoção, mas podemos observar estas expressões a partir das ações, das pessoas, gestos, linguagem corporal, expressões faciais. Podemos perceber que tipo de emoção esta manifestando naquele momento.

2- Qual a função das emoções em nossa vida?
PSI / Luciana Caetano – As emoções projetam um novo sabor colorido em nossa vida, viver sem emoção é como viver como um robô, viver uma vida apática, repetindo padrões de comportamento sem nenhum sentido no dia a dia. As emoções surgem para dar sentido a nossa vida.

3- Qual a importância em identificar as emoções para a psicologia clinica?
PSI / Luciana Caetano – Dentro do contexto da psicologia em relação ao atendimento de pacientes, reconhecemos a demanda do paciente, observando as emoções envolvidas naquela história que ele traz, é o primeiro momento. Em seu segundo momento durante a psicoterapia você pode utilizar emoções como parâmetro para ver se o paciente esta evoluindo na terapia ou se este paralisado ou regredindo e ao final da terapia identificaremos as emoções dentro deste parâmetro para ver como ele esta lidando. È importante salientar que as repressões das emoções podem causar vários problemas psicológicos como doenças psicossomáticas (doenças de pele,câncer, gastrite, Ulcera) como fatores relacionados a questões emocionais, não tendo problemas normais como depressão, ansiedade, mas outras questões físicas ocasionadas pela retenção ou como a pessoa lida com essa emoção. As emoções existem para dar este tom em nossa vida para que possamos expressar para o outro ou para as coisas que nos envolvem, mas também para ajudar a melhorar tanto em termos psicológicos e físicos de saúde. È importante ter emoções equilibradas para que tenha uma vida mais saudável em todos os sentidos, de forma holística.




4 – Existem formas e alternativas para o equilíbrio dessas emoções?
A psicoterapia é uma opção que ajuda a identificar e conhecer o que esta sentindo, suas emoções e como lidar com elas. A psicoterapia ajuda a depender da abordagem, pois cada abordagem possui a sua especificidade. Na psicologia junguiana trabalhamos com sonhos, mitos e historias para que o paciente possa resignificar suas experiências e também a emoção que vem junto com esta experiência.

5 - Qual a importância da emoção para o seu trabalho no CAPS?
PSI / Monique Brito – Em saúde mental trabalhamos com um grupo de psicóticos e neuróticos graves que possuem um transbordamento de emoções, sendo o maior elemento psíquico que esta mais presente em nossa atuação; Não pregamos um distanciamento do profissional e paciente que chamamos de usuário do serviço de saúde, sendo uma área que é preciso ser apaixonado para trabalhar não só com a emoção do paciente mas também com a minha emoção.

6- Como as emoções do paciente se manifestam durante o atendimento clinico?
PSI / Monique Brito – O meu público possui um quadro psíquico grave, no caso dos psicóticos, eles trazem muitas emoções, uma mistura dessas emoções que estão ali se manifestando de forma muito intensa, momentos de extrema raiva, tristeza, euforia. Na verdade vamos oferecer uma continência a essas emoções e não uma contenção. Não vamos reprimi-la, mas trabalhar essas emoções para que elas se manifestem de forma que não seja prejudicial para eles e as pessoas que estão ao seu redor. Expressando suas emoções resignificando situações que eles estão vivendo e com isso dando um contorno ou suporte psíquico para eles.

7 - Como você ajuda o paciente a administrar as emoções que interferem negativamente em sua vida?
PSI / Monique Brito – Os pacientes que estão em crise, algumas emoções e situações trazem problemas sociais, condutas e atitudes que a sociedade não esta preparada para aceitar. Muitas vezes nos perguntamos sobre limites, o que é normal e o que é patológico, muitos autores durante a historia tentaram descrever e conceituar. O que é normal ou patológico é socialmente construído, não existe um padrão o que é normal ou anormal.

8 - Possui algumas considerações sobre a diversidade dessas emoções?
PSI / Monique Brito – As emoções são essenciais para todo o ser humano, podemos trabalhá-las de acordo com o nosso desejo. Não considero que exista uma formula especifica para lidar com as emoções. Na literatura existem diversos tipos de abordagens que é mais do que a diferença de abordagens, existe a diferença entre os sujeitos que é mais importante cada pessoa tem as suas emoções e formas de lidar com isso, que é algo extremamente subjetivo.

Abaixo link referente a entrevista descrita acima

http://www.youtube.com/watch?v=vJeswyh5XcI

Nenhum comentário:

Postar um comentário