sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PSICOLOGIA NA BAHIA


O curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, criado em 1968 pelo professor João Ignácio de Mendonça com a colaboração dos professores Manoel C. C. de Mendonça e Mercêdes Cunha, colaboração esta logo ampliada com a formação de uma equipe composta pelos professores Romélio Aquino, Caio F. Silva de Carvalho e Eduardo Saback D. de Moraes, contando com a participação relevante da Professora Carolina Martuscelli Bori.

Inicialmente foram oferecidos aos alunos os conteúdos de Psicologia Geral, envolvendo tópicos da história da Psicologia, conceitos, métodos, procedimentos e técnicas. Deveriam suceder a estes conteúdos aqueles referentes aos princípios básicos de aprendizagem descritos pela Análise Experimental do Comportamento, devidamente testados em laboratório (conforme exigência do Conselho Federal de Educação para reconhecimento dos cursos de Psicologia). Para tanto seria imprescindível a instalação do Laboratório de Psicologia Experimental nos moldes do que já havia na Universidade de São Paulo.

A Professora Carolina com suas experiência anteriores a implantação de laboratórios em São Paulo e Brasília, era a mais indicada para orientar a criação do laboratório . Inicialmente a Profa. Carolina providenciou a vinda do professor Mário Guidi, em 1971, para instalar o laboratório de Psicologia Experimental, nas instalações da antiga Faculdade de Medicina no Terreiro de Jesus. Eram alunos recém formados e altamente recomendados por professores do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do campus de Ribeirão Preto da USP os primeiros docentes .

A Professora Carolina Martuscelli Bori, Em 1970 abriu com uma conferência a II Semana Bahiana de Psicologia, bem como foi escolhida paraninfa da 1a. turma de Psicologia da UFBA em 1973. Assim, ao longo dos anos, o quadro do Departamento de Psicologia da UFBA foi enriquecido com vários mestres e doutores formados no Departamento de Psicologia Experimental da USP, ou sob a influência de docentes desse departamento. Vários ex-alunos da UFBA,

que realizaram seus estudos de pós-graduação naquele departamento, encontram-se hoje trabalhando, em clínicas particulares, em agências estatais, e até mesmo em outras universidades, quer do Estado da Bahia, quer de outros estados do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário