terça-feira, 29 de setembro de 2009

terça-feira, 22 de setembro de 2009

O TERMINAL



Krakozhia é uma nação do Leste europeu que entra em guerra civil e deixa de ser reconhecida como país. Tudo isso complica a vida do imigrante Viktor Navorski (Tom Hanks), que estava em trânsito e chega ao aeroporto de Nova York vindo buscar um autógrafo para completar a coleção de seu falecido pai, admirador do Jazz, se surpreende com a notícia de que seu visto não é mais válido. Sem poder voltar para a Europa e nem entrar nos Estados Unidos, sua única saída é aguardar por uma solução diplomática. Quando vê na televisão sobre o golpe de estado e as fronteiras fechadas em sua terra natal, ele toma consciência da situação em que está envolvido, embora o chefe de Imigração o gerente do aeroporto tente se livrar do estrangeiro e resolver o problema a todo custo, porém, sem sucesso.

O Terminal passa a ser a residência temporária de Viktor, que, a partir de então, precisa improvisar uma maneira de sobreviver no aeroporto. Mesmo sem falar quase nada de inglês, o imigrante consegue a ajuda de funcionários do aeroporto para se alimentar. Em troca, ele deve levantar informações pessoais sobre uma oficial da alfândega para o funcionário. Com o passar do tempo, o estrangeiro começa a perceber um mundo à parte em sua "prisão" e conhece pessoas com quem tem relações quase familiares, como a aeromoça Amelia (Catherine Zeta-Jones), que encontra no estranho um ombro para lamentar suas relações amorosas.

È importante salientar a maneira que ele usa para se comunicar , já que não fala a língua do país em que vive , é usado linguagem verbal e não verbal claramente observado ao longo do filme .